Alex recebe homenagem 2

O servidor da Junta Comercial de Santa Catarina, Alex Antonio Morawski, esteve entre os homenageados pelo Governo do Estado, por meio da Gerência da Saúde do Servidor (GESAS) e recebeu uma placa alusiva de agradecimento pelas ações desenvolvidas em segurança do trabalho e saúde dos profissionais na Jucesc. A entrega aconteceu no VII Encontro dos Representantes de Saúde Ocupacional (RSOs) e IV Encontro dos Designados da CIPA (DICIPAs), realizado recentemente em SC.

Além de valorizar o profissional, o objetivo foi fortalecer as relações interpessoais no trabalho, assim como motivar a continuidade do processo das ações de saúde e segurança do servidor nos órgãos do Poder Executivo.

“Essa honraria é um reconhecimento e acima de tudo um agradecimento pelos trabalhos prestados pelo Alex, que emprega seu esforço e dedicação para o bem dos servidores da Jucesc e aos prestadores de serviços, diariamente. Aqui temos acesso a diversos vídeos de ergonomia na prática e ginástica laboral, ajudando a melhorar nossa saúde e desempenho, diariamente. Parabéns ao Morawski e a todos que trabalham em prol de uma Junta Comercial cada vez mais segura e ágil”, destaca a presidente da instituição, Renata Silva.

Ao receber a placa após o retorno de férias e licença paternidade, Alex ficou muito agradecido ao ser homenageado e reconhecido por seus esforços em prol da adoção de uma cultura de saúde e segurança na Jucesc.

“Por considerar a saúde e a segurança ocupacional como um grande patrimônio imaterial da instituição, me dedico diariamente, sem esperar por prêmio ou homenagem, mas fico muito feliz em receber este reconhecimento pela GESAS, que fomenta a implantação e fortalecimento da Rede de Saúde do Servidor nos órgãos e entidades do estado, valorizando a implementação das ações de saúde e segurança na Jucesc. Ressalto que, a viabilização destas atividades de SST somente é possível pela parceria com a presidência, gestores e servidores da junta. Portanto, considero que esta homenagem não é apenas para uma única pessoa, mas toda a Jucesc”, frisa Morawski.

Algumas ações de saúde e segurança ocupacional em curso na Jucesc:

● Contratação do PCMSO/Jucesc (Programa de Controle Médico da Saúde Ocupacional) para todos os servidores da sede e unidades desconcentradas;

● Participação no processo de reforma do prédio sede da Jucesc, fomentando critérios de segurança e acessibilidade;

● Estabelecimento do PMOC Jucesc - Plano de Manutenção, Operação e Controle dos sistemas de condicionamento de ar, de modo a garantir qualidade de ar dentro dos ambientes da edificação;

● Participação na sala estadual de controle do mosquito Aedes aegypti transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya, com reuniões periódicas;

● Adoção de medidas preventivas e corretivas na edificação da sede Jucesc contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya;

● Acessórios ergonômicos para os postos de trabalho. Definição dos tipos e critérios para aquisição, além de questionário aos servidores para definição dos quantitativos;

● Inspeção prévia das instalações e ambientes da Jucesc, com identificação de problemas, condições inadequadas, propondo ações corretivas e preventivas;

● Acompanhamento da inspeção realizada pelo Corpo de Bombeiros nas instalações da sede Jucesc e participação das adequações de itens considerados vitais para o sistema preventivo contra incêndio e pânico;

● Verificação de aspectos da higiene ocupacional Jucesc: bebedouros, assentos sanitários; lixeiras com acionamento via pedal; saboneteiras; papeleiras; periodicidade da limpeza da caixa de água e dos filtros de água; dedetização;

● Avaliação do cumprimento das exigências da legislação de saúde e segurança ocupacional, documentos básicos PGR, OS, PCMSO, ASO, controle de EPIs das empresas que prestam serviço terceirizado à Jucesc;

● Participação na elaboração dos critérios de saúde e segurança para contratação de serviços/produtos para a Jucesc;

● Prevenção de LER/DORT, e demais patologias relacionadas a falta de ergonomia nos postos de trabalho. Ações de ergonomia e ginástica laboral - Vídeos com instruções práticas, respostas de questionamentos - Alex Antonio Morawski e Prof. Ana Martins - CEFID/UDESC. Acesse aqui;

● Atendimento a portaria SEA/SES N 3/2021 25/06/2021. Medidas preventivas e sanitárias para atividade presencial.

E-mail: marianemendes@jucesc.sc.gov.br