FacebookTwitterYoutubeInstagram

Foi realizada na manhã desta quinta-feira, 17, a primeira Sessão Plenária de 2022, de forma híbrida, conduzida pela presidente da Junta Comercial de Santa Catarina, Renata Silva Wiezorkoski. Abrindo a pauta, a gestora da autarquia realizou uma homenagem póstuma ao vogal Estanislau Emílio Bresolin, que atuou por mais de 11 anos como vogal na Jucesc, representando a Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Santa Catarina (FHORESC).

Sessão Plenária 17022022 2

“Foi um grande homem. A primeira pessoa que me recebeu no Colégio de Vogais quando cheguei à Jucesc, em março de 2019. Deixou um extraordinário legado não só para a Junta, mas ao turismo catarinense. Um ser muito equilibrado. Adorava ajudar o próximo, sempre pautado na serenidade e no diálogo. Suas palavras eram sempre de conforto, tranquilidade e perseverança”, afirma a presidente.

Na sequência, um minuto de silêncio foi realizado. Em nome do Colégio de Vogais, Nelson Castelo Branco Nappi, transmitiu uma mensagem de sentimentos aos familiares, aos amigos e conhecidos, através de um texto escrito pelo vogal Marcelo May Philippi.

Já em nome de todo o time Jucesc, o secretário geral da Jucesc, Blasco Borges Barcellos, também proferiu uma homenagem. Acompanhe na íntegra abaixo.

“Hoje, em nome de todo o time Jucesc, quero homenagear alguém que não está entre nós, mas que deixou um grande legado e, que com certeza, permanecerá na memória de cada um que conviveu com o vogal Bresolin.

Tive o privilégio de conhecer essa pessoa única e inspiradora no ano de 57, vizinhos na Mauro Ramos e guardo bons momentos do que pudemos compartilhar.

Entendo que, não importa qual o nosso tempo de vida. Se fizermos o bem acabamos por nos tornar eternos. Marcamos quem está à nossa volta e deixamos o mundo mais rico com nossa presença. E assim ele marcou a trajetória deste plenário, pelos 11 anos que atuou como vogal aqui na Jucesc.

Bresolin foi tantas coisas... um ser brilhante, engraçado e sábio. Um pai, um amigo e, claro, um apaixonado pelo direito empresarial e pela Junta Comercial. O que ele mais gostava quando entrava um novo presidente, era sentar, tomar um café, comentar sobre a história das juntas e sobre o direito empresarial. Quantos ensinamentos.

Entre todos os seus talentos demonstrados enquanto vogal, o mais duradouro foi a habilidade que podemos chamar de professor. Sempre que abria a boca após cada relator, era muito mais que uma aula. E quando não auxiliava o vogal relator com o maior prazer, compartilhando seu conhecimento.

Como não se lembrar de cada sessão plenária. Bresolin era defensor incansável do empresário, do turismo... Por mais culpa que o empreendedor tivesse, ele ia até a última para tentar defender. Não admitia que um representante de uma federação votasse contra uma empresa. Tinha que ser muito bem fundamentado.

Como dizia ele:

‘Serei firme na minha opinião

Mesmo que mude em alguma ocasião

Serei probo em minha conduta

O que se propaga se escuta

Serei digno para merecer

Não se pode só parecer

Serei fiel ao meu pensar

Sendo que posso mudar

A vida sempre vai nos ensinar

Serei feliz quando além do horizonte for morar

E estejam os que amei de braços abertos a me esperar’.

Não tenho dúvidas de que estavam esperando. Nos seus perrengues da vida e foram muitos até além da conta, sempre foi um exemplo de força e perseverança para todos nós. Por isso digo que, pela vida, sempre foi um apaixonado.

E mais, não era só uma pessoa que dava aula em cada sessão, mas alguém com capacidade para escrever e transformar em realidade emoções, sentimentos ou sensações, ao levar uma palavra amiga por meio de poemas e poesias.

‘Quando a minha atitude for exemplar,

Que seja pelo que soube bem ensinar,

Quando um dia eu me sentir cansado,

Que seja por ter o bem realizado,

Quando um dia eu me ausentar,

Que seja para poder descansar,

Quando um dia eu for lembrado,

Que seja por ter um legado,

Quando um dia eu for uma saudade,

Que seja por ter alegria e bondade,

Quando um dia eu for uma lembrança,

Que ela seja de fé e esperança,

Quando um dia eu virar pó,

Que não seja para ter dó,

Porque jamais me sentirei só’.

Ele foi, mas deixou um dos seus mais orgulhosos feitos aqui para a Junta, o Regimento Interno. Uma figura singular, que nos ensinou como ressoar. Vamos sentir sua falta, saudoso Bresolin”.

Sessão Plenária 17022022 1

Além da homenagem póstuma ao vogal Bresolin, a Sessão Plenária contou com recursos ao plenário e, ainda, um agradecimento ao ex-presidente Gilson Lucas Bugs, e boas-vindas à  nova coordenadora de Procuradoria Jurídica, Fabiana Everling.

Mais informações para a imprensa:
Mariane Lidorio
Assessoria de Comunicação
Junta Comercial de Santa Catarina - Jucesc
E-mail: marianemendes@jucesc.sc.gov.br
Site: www.jucesc.sc.gov.br