Completar 100 anos de vida na última quarta-feira, 03, é realmente um grande feito. Porém, a Junta Comercial de Santa Catarina, no qual o desenvolvimento de Santa Catarina tem a digital do órgão, não poderia deixar de recordar e homenagear o ex-presidente da Jucesc, Ody Varella, por uma vida inteira dedicada ao comércio, a Florianópolis e, consequentemente, ao Estado.

IMG_9342-1 (1).jpg

Foto: arquivo ACIF

“São poucas as pessoas que podem se gabar de ter uma vida tão cheia, tão rica de histórias para contar, tantas conquistas, tantas batalhas vencidas. E o Ody Varella é um personagem importante não só para o ramo empresarial, mas para a história da Junta, da comunicação e do esporte. Nossos agradecimentos pela pessoa que você foi ao longo de um século inteiro e, que acreditamos que continuará sendo. Mantenha-se assim, com este espírito jovem e feliz”, parabeniza o presidente da Jucesc, Gilson Lucas Bugs.

Quem é Ody

Ody Varella que é natural de Tijucas, iniciou a sua vida profissional na cidade de Joinville, nas promissoras indústrias da década de 30, a Consul e a Tigre.

Em 1957, o tijucano chegou a Florianópolis para dirigir as lojas A Modelar, criada pelo comerciante Jacques Schweidson.  Também participou do grupo que criou a televisão na capital dos catarinenses. De 1973 a 1979, respondeu pela diretoria Administrativa e Financeira do único meio de mídia eletrônica em atividade na época: a Rádio e TV Cultura.

Na ACIF,  foi eleito, pela primeira vez, vice-presidente em 1966, na gestão do Barão Dietrich Von Wangheheimer. Em 1971 foi eleito presidente, cargo que exerceu até 1975 e posteriormente de 1985 a 1987. Ocupou, ainda, os cargos de vice-presidente, diretor financeiro, conselheiro e presidente do Conselho Superior.

Depois de consolidar a ACIF como entidade representativa do empresariado da capital, partiu para um projeto ainda maior, quando em 1971, fundou a Facisc – Federação das Associações Comerciais e Industriais de Santa Catarina, cuja entidade presidiu de 1971 a 1975.

Na Junta Comercial de Santa Catarina, também contribuiu com o desenvolvimento do Estado, presidindo a Jucesc em 1995 e, também, em 1999.

No esporte Ody Varella também tem um legado importante. Foi atleta de vôlei, basquete e foi técnico de vôlei, vindo a fundar a Liga Atlética Norte Catarinense. Presidiu a Federação Atlética Catarinense durante 12 anos, responsável pela delegação de Florianópolis nas primeiras edições dos Jogos Abertos de Santa Catarina. Presidiu a Federação Catarinense de Futebol de Salão, vice–presidente do Lira Tênis Clube e membro do Conselho Superior do Figueirense FC.

Com contribuições da ACIF.

E-mail: marianemendes@jucesc.sc.gov.br