O presidente da JUCESC, Julio Cesar Marcellino Jr., participou do Encontro Nacional das Juntas Comerciais (Enaj), que ocorreu entre quarta-feira (31) e sexta-feira (2), na sede da Associação Comercial do Pará (ACP), em Belém.

Promovido pela Associação Nacional dos Presidentes de Juntas Comerciais (Anprej), o Enaj tem como objetivo apresentar demandas e soluções para regulamentar e padronizar o registro mercantil no país.

Além disso, estimula o intercâmbio de experiências e troca de informações, colaborando na promoção, desenvolvimento e aperfeiçoamento das atividades executadas pelas Juntas Comerciais brasileiras.

Com o tema “Registro Mercantil na Era Digital”, o encontro propôs a troca de experiências e discutiu o projeto de digitalização das Juntas Comerciais, que prevê a realização de todo o processo de registro mercantil por meio da internet.

Na pauta do Enaj, a efetivação da Rede de Simplificação do Registro Empresarial (RedeSim), sistema que visa desburocratizar a abertura, alteração e baixa de empresas, garantindo ao processo mais rapidez com menos custos.

Por meio da REDESIM, as Juntas atuam como integradoras estaduais do sistema de registro empresarial, compartilham via sistema os dados com as Receitas Federal, Estaduais e municipais (prefeituras e órgãos de licenciamento como Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, entre outros), gerando maior velocidade e economicidade ao processo de registro empresarial.

Além do presidente da Jucesc, também participaram do encontro o Secretário Geral André Luiz Rezende, Gerente Financeiro e Administrativo Robson Clayton Otto e o servidor Vergílio Burin.

JUCESC participa no Pará