A primeira reunião de 2022 do Fórum Simplifica SC aconteceu nesta sexta-feira (25), na sede do SESCON Grande Florianópolis, com a presença da Diretoria Executiva da Junta Comercial de Santa Catarina (JUCESC), da Diretoria de Segurança Contra Incêndios do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), da Associação Metropolitana de Micro e Pequenas Empresas e dos Empreendedores Individuais (AMPE) e do anfitrião SESCON GF. O evento foi realizado no formato híbrido; portanto, on-line estavam gestores do Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal (CIGA), Secretaria Estadual da Fazenda de Santa Catarina (SEF/SC), SESCON Blumenau, SEBRAE, Cidade Empreendedora de São José e Instituto do Meio Ambiente de SC (IMA/SC).
Na pauta temas que repercutirão positivamente no cenário empreendedor do Estado como, os avanços na integração cadastral tributária na REDESIM; integração e etapas de licenciamento ambiental e legalização de empresas; avanços na legislação e legalização pelos Bombeiros; e cenários de automatização de procedimentos de viabilidade e de licenciamento municipal.
Na ocasião a JUCESC lançou oficialmente o Sistema Digital para Leiloeiros Oficiais. Com esta ação, os processos físicos de leiloeiros oficiais não existirão mais, o que trará mais eficiência, comodidade, economia e, especialmente, segurança, uma vez que os dados não ficarão armazenados somente na junta, mas também no Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc).
O Fórum tem o viés técnico para discutir a redução burocrática e aceleração de processos de registro mercantil em Santa Catarina. Desde 2015, com sua criação, Santa Catarina é referência nacional no trato de implantação de novas empresas. Como exemplo, no município de Mafra e São José, onde hoje abre-se uma empresa em até 5 horas. Antes, esse tempo passava de 90 dias. “Para o contador isso representa menos burocracia e mais agilidade. Graças à criação do Fórum as instituições envolvidas na formalização de uma empresa passaram a debater as melhores práticas de registro e integração. Isso tornou possíveis os resultamos que temos hoje, mais celeridade e transparência”, pontuou Darley Grando, presidente do SESCON GF.
Atualmente são 1.129.621 empresas ativas em Santa Catarina e 51 municípios interligados. “Os números são bons, mas precisamos avançar e conectar os 291 municípios de nosso Estado com a aplicabilidade da simplificação administrativa para um ambiente de regras claras e estímulo ao empreendedorismo”, destacou a presidente da JUCESC, Renata Silva.
O próximo encontro do Fórum Simplifica SC está agendada para o dia 13 de maio, no SESCON Grande Florianópolis.
Fonte: Sescon GF