Rota2

O RotaSC, inovação é nosso combustível, teve sua parada, desta vez, em Rio do Sul. A proposta pioneira, itinerante e inovadora de levar ações e oportunidades da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) às comunidades, avança pelo Estado e desta vez ocorreu no palco da Feira Multissetorial do Alto Vale do Itajaí, a Fersul 2019 e que integra o Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras, dos Ministérios das Relações Exteriores e da Economia.

Na oportunidade o Secretário da SDE, Lucas Esmeraldino, reforçou o compromisso do repasse feito pelo Governador, Carlos Moisés, de R$ 2,4 milhões para impulsionar o Centro de Inovação da cidade, o Parque Universitário Norberto Frahm. “Nosso objetivo é aproveitar as estruturas que já existem e aliar parcerias para investir no ecossistema, ampliando o projeto dos Centros de Inovação no Estado”.
Lucas Esmeraldino disse ainda que a inovação está em todos os setores do Governo. Como já ocorre nas nossas vinculadas como a Junta Comercial e nas ações das diretorias. “A inovação é o nosso combustível, o próprio ROTASC é algo inovador”, disse.

Fabio e Juliano Jucesc

O diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação, Sandro Yuri Pinheiro, lembrou que Santa Catarina já é vista como referência em inovação, sendo que é o Estado com maior número de startups do país, segundo a Associação Brasileira de Startups (ABStartups). “A proposta de ampliar parcerias, nos abre inúmeras possibilidades em todas as regiões e cidades. Como por exemplo, Luzerna com cerca de 6 mil habitantes que já tem um Centro de Inovação. Isto nos faz ver como a inovação está acontecendo em vários lugares e de várias formas”, completou.

O reitor da Unidavi, professor Célio Simão Martignago, propositor do encontro, falou sobre a importância da integração com o setor produtivo, academia e a sociedade. “Foi uma brilhante ideia, a Universidade só tem a crescer com esta conexão com a indústria, sociedade e com o Governo. Os investimentos no Centro de Inovação de Rio do Sul, vão permitir à população um local com as ferramentas necessárias para o desenvolvimento da região”, destacou.

unnamed

Mais ações

O adjunto, Amandio Souza Junior, também lembrou que já está tramitando no Instituto do Meio Ambiente (IMA) o projeto de desassoreamento do rio Itajaí-Açu. Engavetado desde 2014, prevê a contenção das cheias e foi resgatado, a pedido da SDE e da Defesa Civil do Estado, por ser uma demanda antiga e necessária da região do Alto Vale do Itajaí.

“Desengavetamos o projeto de desassoreamento de 8.1 km no rio. Vamos investir nesta ação em Rio do Sul. Após a fase de licenciamento pelo IMA, a SDE deve liberar para a execução das obras recursos na ordem de R$ 3,8 milhões. Nosso objetivo agora é focar nas ações já planejadas”, confirmou Amandio.
O presidente da Jucesc, Juliano Chiodelli, falou sobre as ações da Junta Comercial (JUCESC), para acelerar o processo de abertura de empresas e fomentar o empreendedorismo. “Estamos mudando a regra do jogo, onde o Estado acredita na palavra do empreendedor, 85% das empresas abertas são de baixo risco sanitário”.
A iniciativa da SDE é uma realização da Associação Empresarial de Rio do Sul (Acirs), com apoio da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi) e do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Unidavi).
Mais informações para imprensa:
Assessoria de Comunicação SDE
Jornalista: Mônica Foltran
Telefone: (048)3665 2261/ 99696 1366
Assessoria de Gabinete Jucesc
Luciano Serpa
Telefone: (48) 36655976 / (49) 999434463