Dando continuidade ao projeto do Governo Sem Papel, lançado pelo Poder Executivo e que tem como meta a eficiência, a Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc), vinculada a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), passa a operar com processos totalmente digitais, o que garante aos empreendedores, segurança e celeridade, além da redução significativa de custos aos contadores e empresários.
Portanto, o dia 02 de maio marca uma nova era na Jucesc, que ao incluir os requerimentos eletrônicos, passa a atuar com 97% dos processos digitais no Estado.
“Avançamos na relação com os usuários, quando praticamente todos os serviços prestados pela Junta Comercial ocorram por meio digital. Isto evidencia o quanto Santa Catarina está consolidando um caminho de inovação e de tecnologia para facilitar a atividade dos empreendedores”, avalia o presidente da Jucesc, Juliano Chiodelli.
Além da agilidade, economia e da sustentabilidade, com menos papel, ocorre ainda a facilidade de acesso aos moradores das cidades onde não há um escritório Regional, que passam a protocolar os processos por meio da internet, podendo até mesmo usar o celular ou tablet para realizar o procedimento.
“É um avanço importante e mostra que estamos no caminho certo, usando da tecnologia e da inovação para facilitar a vida do empreendedor que aposta suas econômicas no Estado e contribui para o desenvolvimento econômico e sustentável”, avalia o secretário da SDS, Lucas Esmeraldino.
Respostas ágeis
Com isso, usuários passam a ter um tempo de resposta muito mais rápido, andamentos que antes poderiam levar até 15 dias, agora, é possível, dependendo do serviço, ser resolvido em algumas horas. Um avanço considerável e perfeitamente adequado ao conceito de Governo Digital implantado pela atual gestão estadual.
Por meio de um certificado digital, o usuário passa a usufruir de todos os serviços oferecidos pela Junta Comercial. Chiodelli ressalta ainda que este trabalho “mostra a total viabilidade de implantar, num curto espaço de tempo, a abertura de empresas em até 24 horas”.