Com passagem e experiência de 27 anos por vários órgãos de classe, o contador e, também, doutor nesta área, auditor, administrador e advogado Juarez Domingues Carneiro tomou posse como presidente da Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc), na manhã desta quinta-feira, 23, durante sessão plenária híbrida, perante o egrégio colégio de vogais da autarquia e, o representante do Governo, Marcello José Garcia Costa Filho.

Sessão Plenária de Posse 2

Foto: ascom Jucesc

Natural da capital catarinense, Florianópolis, Carneiro tem 63 anos. Presidiu os conselhos: Federal de Contabilidade (CFC) e Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRC/SC). Também foi presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e fez parte do Conselho Curador da mesma instituição. E ainda, ex-presidente do Grupo Latino-Americano de Emissores de Normas de Informação Financeira (GLENIF).

Com vasta experiência também na área privada, Juarez é sócio aposentado da KPMG Auditores e ex-sócio da Martinelli Auditores. Em órgãos públicos tem experiência como procurador, diretor e gerente. Quando se trata de academias, Carneiro é membro da Nacional de Economia (ANE); Catarinense de Ciências Contábeis (ACCC); Norte-Rio-Grandense de Contabilidade; Sergipana de Contabilidade; e membro Honorário da Academia Pernambucana de Ciências Contábeis. Além disso, é professor universitário de diversas IES.

No discurso de posse, o novo presidente reforçou que continuará trabalhando para desburocratizar cada vez os processos de registro mercantil, com o objetivo de desenvolver ainda mais o ambiente de negócios catarinense.

“O governador Carlos Moisés me confiou esta missão que muito me orgulha e hoje, oficialmente, abro as portas para este novo desafio. Quero aproveitar e agradecer todos os ex-presidentes que já passaram por esta autarquia, principalmente, a Renata Silva. Atualmente, a Jucesc não é apenas um órgão de registro, mas também atua como fomentadora do empreendedorismo. Um órgão ágil e moderno. Assim, vamos dar continuidade ao trabalho que vinha sendo desenvolvido. Sei que temos aqui excelentes servidores e um colégio de vogais que dignificam esta casa. Com a contribuição deles, meu intuito é atingir uma gestão de cada vez mais excelência, sempre com foco no cidadão”, explana Juarez.

Sessão Plenária de Posse 1

Além de conduzir a sessão plenária juntamente com o secretário geral da junta comercial, Blasco Barcelos, até o momento da posse, a vice-presidente Renata Silva, também discursou e aproveitou para destacar os feitos da Jucesc durante sua gestão. “Uma junta cada vez mais eficiente e automática – é o que nós temos. Pelo relatório Mapa de Empresas do Governo Federal, em 2019, o usuário levava um tempo médio, entre viabilidade e registro, de 6 dias e 18 horas na abertura de novos negócios no Estado. Hoje, a média está em 2 dias e 2 horas”, disse.

Ao trazer as palavras do Governador Moisés, o consultor executivo da Casa Civil, Marcello Costa Filho, destacou que a Junta Comercial está no caminho certo, já que a diretriz desta gestão é a desburocratização. “Eu não tenho dúvidas de que a Jucesc é um dos órgãos que mais avançou quando o assunto é simplificação e está sendo modelo dentro e fora do Estado. Isto pode ser confirmado não só com os indicadores da autarquia, mas na vida de quem trabalha e utiliza os serviços no dia a dia. É o que dá movimento à economia e fortalece nossa Santa Catarina”, ressalta.

Logo após a posse, a palavra foi aberta e todos os vogais deram as boas-vindas ao novo presidente e agradeceram a vice-presidente Renata Silva, por tantos feitos em tão pouco tempo.

Sessão Plenária de Posse 3

Mais informações para a imprensa:
Mariane Lidorio
Junta Comercial de Santa Catarina - Jucesc